quarta-feira, 25 de maio de 2011

Maconha


   São as flores e folhas secas da planta CANNABIS SATIVA, também conhecida como Cânhamo verdadeiro. Os cigarros são chamados de: erva, pacau, baseado, charão, fininho ou finório. Contém várias substâncias que têm efeitos cerebrais, a mais conhecida sendo o delta-9-tetrahidrocanabinol (D -9-THC,THC). Também contém substâncias que não agem no cérebro, como o alcatrão. Outras preparações da CANNABIS são o haxixe, ganja e charas.
   No Brasil, a maconha se faz tão presente por existir muitas áreas sem qualquer tipo de vigilância. Com isso fica mais fácil o escoamento da droga. Durante um bom tempo a maconha era comercializada com um preço insignificante. Vários países tentaram mais nenhum conseguiu erradicar a maconha de seu território. A maconha é conhecida em muitos países como “marijuana”. Há boatos de que as tropas revolucionárias de Pancho Villa que chacoalharam as estruturas do poder em 1910, eram adeptos de um baseado no intervalo das batalhas; assim surgiram os conhecidos versos: La cucaracha/ la cucaracha/ ya no puede caminar/ Porque no tiene/ Porque le falta/ marijuana que fumar, atribuídos à Villa.
   Os efeitos variam se a droga é fumada ou tomada, e dependem da quantidade usada.
Ao chegar na corrente sangüínea, a maconha passa por todos os tecidos do organismo.




Fontes de pesquisas: 

Post: Nayone Bobsin Souza
Turma: 201

3 comentários:

  1. Muito se fala em drogas, mas como saber o que é droga? Tudo depende do objetivo a qual se deseja atingir e as formas de uso. Seria a maconha um mal absoluto ou poderia ser usada para fins benéficos como remédio ou como matéria prima para a indústria textil? Muito tem que se discutir sobre isso. Não podemos agir precipitadamente, mas sabemos de antemão que os efeitos da planta no organismo são avassaladores. Apresentamos aqui uma abordagem técnica da planta e uma análise social do seu uso, bem como seus efeitos no homem.

    Comentado Por: Gabriele Salenave Leal

    ResponderExcluir
  2. Os efeitos psicológicos da maconha são: Alteração do humor, com tendência a euforia e relaxamento, Distorções espaço-temporais, Sensação de insights ou pensamentos mágicos, Taquicardia,Dilatação dos vasos sanguíneos oculares,Boca seca, Aumento do apetite, Tontura.
    Comentado por: Patrícia Cardoso

    ResponderExcluir