quarta-feira, 25 de maio de 2011

Guaraná em Pó

   
   O guaraná em pó, é rico em cafeína e teobromina – substâncias encontradas no café e chocolate. A concentração de cafeína presente no guaraná em pó pode ser até quatro vezes maior do que a encontrada no café; fornecendo efeitos com duração média de seis horas. 

   Agindo nos mesmos receptores do sistema nervoso central que a cocaína e as anfetaminas, só que de forma bem mais leve, tais substâncias aumentam o estado de alerta do indivíduo e dão a ele uma sensação de bem-estar, uma vez que liberam adrenalina e dopamina no sangue. Por tal motivo, o guaraná é amplamente utilizado por estudantes, principalmente em época pré-vestibular. 

   O problema é que dependendo do organismo do indivíduo e do horário em que foi ingerido o guaraná, o sono profundo ou até mesmo o sono leve, podem ficar comprometidos. O sujeito tende a acordar indisposto, requerendo o uso de quantidades maiores desta substância, para se sentir bem animado. Assim se dá início ao vício, que quando é rompido, geralmente a pessoa começa a ter sintomas como dores de cabeça, humor deprimido, taquicardia, palpitações e gastrite. 


Fontes de Pesquisa:


http://www.sempretops.com/dicas/os-efeitos-do-guarana-em-po/
http://www.brasilescola.com/drogas/guarana-em-po-e-droga.htm
Post: Paloma Ilha
Turma:201

Um comentário:

  1. Bom na verdade guaraná em po não é exatante uma droga, ele é um estimulante cerebal sim,e o que faz ele ter esse efeito é a cafeína, e cafeína não é considerada uma droga. Por isso que guaraná em po não é considerada uma droga.

    Comentado por: Patrícia Cardoso

    ResponderExcluir