segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ecstasy

Efeitos indesejados

Aumento da tensão muscular, aumento da atividade motora, aumento da temperatura corporal, enrijecimento e dores na musculatura dos membros inferiores e coluna lombar, dores de cabeça, náuseas, perda de apetite, visão borrada, boca seca, insônia são os efeitos indesejáveis mais comuns. Nos dias seguintes ao consumo do ecstasy a pressão arterial tende a oscilar mais do que o habitual.
O aumento do estado de alerta pode levar a uma hiperatividade e fuga de idéias. Alucinações já foram relatadas, despersonalização, ansiedade, agitação, comportamento bizarro.
Algumas vezes pode levar a uma crise de pânico, e episódios breves de psicose que se resolve quando a droga cessa de atuar. No dia seguinte ou nos dois dias seguintes é comum ocorrer uma sensação oposta aos efeitos desejados. Os usuários podem ficar deprimidos, com dificuldade de concentração, ansiosos e fatigados. Apesar desses efeitos os usuários tendem a considerar o resultado final como vantajoso. Efeitos de longo prazo Os efeitos de longo prazo são desagradáveis e prejuízos são observados com o uso.
As altas concentrações de serotonina na fenda sináptica provocadas pelo ecstasy provocam lesões celulares irreversíveis. Os neurônios não se regeneram e quando são lesadas suas funções só se recuperam se outros neurônios compensarem a função perdida. Quando isso não é possível a função é definitivamente perdida. Estudos em animais têm demonstrado isso. Nos seres humanos apenas estudos pos-mortem são possíveis, e nestes, identifica-se uma acentuada diminuição das concentrações de serotonina, que variam de 50 a 80% em diferentes regiões do cérebro indicando uma insuficiência no funcionamento desses neurônios. Estudos realizados com usuários vivos através de indicadores confirmam essa perda de atividade serotoninérgica nos usuários de longo prazo de ecstasy.
A deficiência de serotonina é proporcional ao tempo e a quantidade de ecstasy usados. Quanto mais tempo ou maior a dose, maior a deficiência da serotonina. Esses resultados sugerem uma propriedade neurotóxica do ecstasy que levam seus usuários a perturbações mentais ou comportamentais.
Os problemas resultantes mais comuns são: Dificuldade de memória, tanto verbal como visual;
  • Dificuldade de tomar decisões;   
  • Impulsividade e perda do autocontrole;
  • Ataques de pânico;   
  • Recorrências de paranóia, alucinações, despersonalização;
  • Depressão profunda. 
A sua fórmula química é C10H12O, sendo estreitamente relacionado com o estragol, um composto que ocorre naturalmente num grande número de umbellíferas, entre as quais a salsa, e de labiadas, como o manjerição e a sálvia. 


Fonte de pesquisa

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecstasy

http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0708/g11_ecstasy/05.html

 
  Post: Patrícia Cardoso Garcia
Turma: 201   
  
Post publicado dia: 16.05.11 

2 comentários:

  1. A Ecstasy é tipo um antidepressivos com efeito rápido,essa droga é mais usada pelos jovem de classe media.
    Pelas informações que eu tenho de amigos e familiares do meu dia-dia essa droga ela é mais usada em festas,raves tambem! Gostei, entendi mais um pouco sobre uma droga.

    Comentado por: Gabriele Salenave

    ResponderExcluir
  2. Também podemos dizer que o Ecstasy em duas horas, pode agrupar efeitos da cannabis, das anfetaminas e do álcool.

    Comentado por : Nayone Bobsin Souza

    ResponderExcluir