quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cafeína




   A cafeína é um composto químico de C8H10N4O2, classificado como alcalóide, pertencente ao grupo das xantinas, além de atuar sobre o sistema nervoso central, aumenta a produção de suco gástrico, decorrente da alteração metabólica ocasionada pela mesma. Devido ao estímulo do sistema nervoso, a cafeína favorece o estado de alerta. 

   A cafeína é a droga mais consumida no mundo e é encontrada em uma grande quantidade de alimentos, como chocolate, café, guaraná, cola, cacau e chá-mate, é possível encontrá-la também em alguns analgésicos e inibidores de apetite. O valor nutricional da cafeína está ligado apenas ao efeito excitante. 

   Em excesso, a cafeína pode ocasionar alguns sintomas como irritabilidade, agitação, ansiedade, dor de cabeça e insônia. 

   A cafeína proporciona alguns efeitos comprovados, como aumento da atenção mental, aumento da concentração, melhoria do humor, diminuição da fadiga. 

   Estudos comprovam que dez gramas, em média, de cafeína é uma dose letal para o homem, e em uma xícara de café são encontrados cem miligramas de cafeína. 

   Apesar de ser utilizada para solucionar problemas cardíacos, ajudar pessoas com depressão nervosa decorrente do uso de álcool, ópio, a cafeína é uma droga que causa dependência física e psicológica, uma vez que para estimular o cérebro utiliza os mesmos mecanismos das anfetaminas, cocaína e heroína. Os efeitos da cafeína são mais leves, porém manipula os mesmos canais do cérebro, uma das razões que pode levar as pessoas ao vício. 



Fonte de Pesquisas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cafe%C3%ADna
http://www.brasilescola.com/drogas/cafeina.htm

Post: Paloma Ilha
Turma: 201

4 comentários:

  1. Podemos Dizer também que a cafeína também pode causar dependência física. Muitas pessoas que param de consumi-la podem sentir os sintomas desagradáveis devido ao seu consumo, tais como: fortes dores de cabeça, náuseas e problemas estomacais.

    Comentado Por: Nayone Bobsin Souza

    ResponderExcluir
  2. Podemos dizer que a cafeína modifica o limiar da dor, melhorando a performance. Seu efeito emagrecedor pode estar associado à liberação do hormônio catabólico adrenalina.

    Comentado Por: Gabriele Salenave Leal

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Cafeína não é uma exatamente uma droga, mas se for em ecesso pode sim prejudicar.
    Estudos recentes descobriram que a cafeína age diretamente em células ligadas ao estado de ânimo das pessoas. Quando um indivíduo fica aborrecido, algumas substâncias químicas neurotransmissoras, como a adenosina, são liberadas e estimulam receptores das células do humor. A cafeína bloqueia estes receptores no cérebro, impedindo-as de agir, deixando a pessoa bem-humorada.

    comentado por: Patrícia Cardoso

    ResponderExcluir