quarta-feira, 25 de maio de 2011

Barbitúricos


Os barbitúricos são depressores derivados do barbital. Podem ser organizados em três categorias:

Drogas de longa duração (8 a 16 horas) – tratamento de epilepsia, controle de úlceras pépticas e pressão sanguínea alta.
Drogas de média duração (4 a 6 horas) – pílulas para dormir.
Drogas de curta duração (breve) – anestésicos ou sedativos. 

Estas substâncias afectam o receptor do neurotransmissor GABA, induzindo a inibição da actividade do Sistema Nervoso Central e reduzindo, consequentemente, as funções de alguns sistemas orgânicos. Tem efeitos sedativos, anticonvulsivos e relaxantes, sendo por isso utilizados em tratamento de ansiedade e agitação.
São encontrados em forma de comprimidos ou cápsulas e podem ser consumidos por via oral ou intravenosa.

 Efeitos
Quando consumidos em doses fracas podem provocar sensações de tranquilidade, relaxamento, conciliar o sono, diminuir levemente a tensão arterial e a frequência cardíaca, provocar falta de coordenação motora, produzir perturbação da consciência e, ocasionalmente, euforia.

As quantidades mais elevadas já podem diminuir os reflexos, diminuir a memória e a atenção, modificar o humor, diminuir a afectividade, debilitar e acelerar o ritmo cardíaco (pulso), dilatar as pupilas e provocar lentidão na respiração. Nestes casos é possível atingir o estado de coma e a morte.

Post: Patrícia Cardoso Garcia
Turma: 201

Adolescente diz que guardou droga para 'amigo'

Quarta-feira, 25/05/2011



Uma operação de rotina por parte de policiais civis da Seccional da Cidade Nova em uma casa de shows, localizada à altura do quilômetro 5 da rodovia BR-316, terminou com um preso e uma adolescente apreendida. Maciel Martins do Espírito Santo, de 19 anos, foi preso após uma policial civil flagrar a tentativa de fugir do flagrante.

A prisão ocorreu por volta de 2h30 de ontem (25), quando os policiais da Seccional da Cidade Nova investigavam denúncia de venda de drogas em uma casa de shows do quilômetro 5 da BR-316. Ao avistar as equipes de polícia chegando no local Maciel foi até a adolescente e pediu para ela guardar a droga nas partes íntimas.

Uma policial feminina que participava da ação policial percebeu a atitude de Maciel e comunicou o fato ao delegado Antônio Costa Neto que coordenava a ação no local. Maciel foi detido e a própria policial que denunciou a situação revistou a adolescente e encontrou 23 “petecas” de pasta de cocaína com a garota.

Constatado o crime, a adolescente foi apreendida e Maciel preso em flagrante. Os dois foram conduzidos à Central de Flagrantes, na Seccional da Cidade Nova.

O PEDIDO
Em depoimento a adolescente relatou que é vizinha de Maciel e na noite de segunda-feira, 23, ele a procurou em sua casa para perguntar se ela iria para a festa. “A jovem contou que respondeu que sim e ele pediu para que ela escondesse a droga na roupa íntima e que dentro da casa de shows pegaria a droga de volta para vender”, explicou o delegado Costa Neto.

Maciel negou a acusação e disse que a droga pertenceria a adolescente e que na hora da chegada da polícia ela o chamou com medo de ser presa. “A droga é dela. Não é minha porque não preciso disso”. Mas o delegado rebateu a afirmação de Maciel. “Por que ela te acusaria, se, sendo menor de idade, ela não seria presa?”, questionou Costa Neto. A resposta de Maciel foi apenas o silêncio.

DROGAS
O delegado acrescentou que na casa de shows foram constatadas várias irregularidades. Desde a presença de menores no local ao alto consumo de drogas entre os frequentadores do estabelecimento. “Na próxima semana vou acionar a DPA (Divisão de Polícia Administrativa) para acabar com essa festa”, afirmou o delegado

Fonte de pesquisa:


                                             Post: Nayone Bobsin Souza
                                             Turma: 201

Jovem morre com 13 tiros no bairro Pinheirinho em Curitiba

Publicado em 23 de Maio de 2011
Um assassinato chocou moradores no bairro Pinheirinho, em Curitiba, na noite desta segunda-feira (23). O crime aconteceu na rua Joaquim Ferreira Bello, na esquina com a rua A.
Segundo a Polícia Militar, José Mario Souza de Oliveira, 23 anos, foi morto com pelo menos 13 tiros, como conta o aspirante Renan, do 13º Batalhão.
“O repassado via centro de comunicações, Copom, para a equipe policial que havia aqui no local uma vítima de disparos de arma de fogo. Chegando no local a equipe encontrou a vítima já em óbito, e mesmo com o Siate tentando salvar a vida não conseguiu êxito”.
A polícia foi informada por populares que o jovem é servente de pedreiro e não teria envolvimento com drogas. O IML foi acionado para a retirada do corpo do local.

Fonte de Pesquisa:


                                           Post: Gabriele Salenave Leal
                                           Turma: 201

Ansiolítico



   Ansiolítico é uma droga sintética utilizada para diminuir a ansiedade e a tensão. Atingem áreas do cérebro que controlam a ansiedade. Quando recomendado por médicos, não provocam danos físicos ou mentais. 

   É um medicamento sedativo, conhecido também como tranqüilizante, que possui o efeito de diminuir ou extinguir a ansiedade, sem prejudicar excessivamente as funções psíquicas e motoras. 

   São utilizados no tratamento de insônia e para reprimir crises convulsivas. Recebem o nome de drogas hipnóticas, por induzir o sono. Os ansiolíticos mais comuns são as substâncias chamadas benzodiazepínicos. São utilizados via oral, em forma de comprimidos ou cápsulas, ou via endovenosa, em forma de injeção. 

   Devido à facilidade com que este medicamento é disponibilizado em farmácias, seu uso tornou-se comum. Existem pessoas que ao se sentirem estressadas ou nervosas fazem uso desse medicamento, mesmo sem recomendação médica. 

   O ansiolítico é utilizado por usuários de drogas estimulantes, para diminuir a euforia, a excitação e até mesmo para dormir após o uso prolongado de drogas. 

   Os ansiolíticos benzodiazepínicos podem causar dependência quando são utilizados por um longo período. 

   Os sintomas de abstinência são: irritabilidade, dores no corpo, insônia, em casos extremos provoca convulsão. 

   Em mulheres grávidas, o ansiolítico pode provocar má formação fetal. 

   Os benzodiazepínicos são as drogas mais utilizadas em todo o mundo, e consideradas um problema de saúde pública nos países mais desenvolvidos.

Fonte de Pesquisa:

http://www.brasilescola.com/drogas/ansiolitico.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ansiol%C3%ADtico

Post: Paloma Ilha 
Turma: 201

Maconha


   São as flores e folhas secas da planta CANNABIS SATIVA, também conhecida como Cânhamo verdadeiro. Os cigarros são chamados de: erva, pacau, baseado, charão, fininho ou finório. Contém várias substâncias que têm efeitos cerebrais, a mais conhecida sendo o delta-9-tetrahidrocanabinol (D -9-THC,THC). Também contém substâncias que não agem no cérebro, como o alcatrão. Outras preparações da CANNABIS são o haxixe, ganja e charas.
   No Brasil, a maconha se faz tão presente por existir muitas áreas sem qualquer tipo de vigilância. Com isso fica mais fácil o escoamento da droga. Durante um bom tempo a maconha era comercializada com um preço insignificante. Vários países tentaram mais nenhum conseguiu erradicar a maconha de seu território. A maconha é conhecida em muitos países como “marijuana”. Há boatos de que as tropas revolucionárias de Pancho Villa que chacoalharam as estruturas do poder em 1910, eram adeptos de um baseado no intervalo das batalhas; assim surgiram os conhecidos versos: La cucaracha/ la cucaracha/ ya no puede caminar/ Porque no tiene/ Porque le falta/ marijuana que fumar, atribuídos à Villa.
   Os efeitos variam se a droga é fumada ou tomada, e dependem da quantidade usada.
Ao chegar na corrente sangüínea, a maconha passa por todos os tecidos do organismo.




Fontes de pesquisas: 

Post: Nayone Bobsin Souza
Turma: 201

Drogas Lícitas


As drogas lícitas são substâncias que podem ser produzidas, comercializadas e consumidas sem algum problema.São consideradas drogas lícitas qualquer substância que contenha álcool, nicotina, cafeína, medicamentos sem prescrição médica, anorexígenos, anabolizantes e outros. Para ter conhecimento acerca das conseqüências promovidas pelas drogas lícitas pode-se iniciar relatando que, ao depositar qualquer substância no organismo cria-se nesse, necessidades falsas, alterando todo o funcionamento físico e psíquico. Podemos citar: ataque cardíaco, doenças respiratórias, enfisema, câncer, impotência sexual, alterações na memória, perda do autocontrole, gota, rompimento das veias, danos no fígado, rins e estômago, cirrose hepática, úlceras, gastrites, irritabilidade, dor de cabeça, insônia, ansiedade, agitação e outros.

Fonte de Pesquisa :

Post: Gabriele Salenave Leal
Turma: 201

Guaraná em Pó

   
   O guaraná em pó, é rico em cafeína e teobromina – substâncias encontradas no café e chocolate. A concentração de cafeína presente no guaraná em pó pode ser até quatro vezes maior do que a encontrada no café; fornecendo efeitos com duração média de seis horas. 

   Agindo nos mesmos receptores do sistema nervoso central que a cocaína e as anfetaminas, só que de forma bem mais leve, tais substâncias aumentam o estado de alerta do indivíduo e dão a ele uma sensação de bem-estar, uma vez que liberam adrenalina e dopamina no sangue. Por tal motivo, o guaraná é amplamente utilizado por estudantes, principalmente em época pré-vestibular. 

   O problema é que dependendo do organismo do indivíduo e do horário em que foi ingerido o guaraná, o sono profundo ou até mesmo o sono leve, podem ficar comprometidos. O sujeito tende a acordar indisposto, requerendo o uso de quantidades maiores desta substância, para se sentir bem animado. Assim se dá início ao vício, que quando é rompido, geralmente a pessoa começa a ter sintomas como dores de cabeça, humor deprimido, taquicardia, palpitações e gastrite. 


Fontes de Pesquisa:


http://www.sempretops.com/dicas/os-efeitos-do-guarana-em-po/
http://www.brasilescola.com/drogas/guarana-em-po-e-droga.htm
Post: Paloma Ilha
Turma:201

Esteróides Anabolizantes







   São drogas fabricadas para substituirem o hormônio masculino Testosterona, fabricado pelos testículos. Eles ajudam no crescimento dos músculos (efeito anabólico) e no desenvolvimento das características sexuais masculinas como: pelos, barba, voz grossa.Podem ser usados na forma de comprimidos, cápsulas, ou como injeção intramuscular.
   Os principais usuários dessas drogas são os atletas, porém o uso também está espalhando-se entre os não–atletas que buscam um corpo "sarado". Os homens são ainda os maiores usuários, mas esse uso vem crescendo entre as mulheres.

Consequências:

   Esteróides contribuem ainda para o desenvolvimento de câncer de próstata, testículos e fígado ou lesões irreversíveis no fígado. Em alguns casos é necessário o transplante. Nas mulheres, observam-se alterações do ciclo menstrual, hipertrofia irreversível do clitóris, mudanças na voz e nascimento de pêlos. Os efeitos colaterais dos anabolizantes também devem ser observados. Uma das substâncias mais perigosas é o Clembuterol, cuja indicação nos Estados Unidos se limita ao tratamento de pacientes asmáticos.
   Em casos graves, leva ao coma e pode matar. Recentemente, um paciente de 35 anos ficou no CTI por uma semana, devido aos efeitos colaterais causados pela ingestão de uma única cápsula de Clembuterol.



   O paciente disse que o produto tinha sido recomendado por um professor de musculação. O mesmo aconteceu com uma mulher de 40 anos, que ficou 15 dias em coma. Além de inúmeros problemas de saúde, os esteróides interrompem abruptamente o crescimento e podem levar um pré-adolescente a consumir outros tipos de drogas no futuro. As epífises ósseas, responsáveis pelo crescimento, fecham precocemente, diminuindo a estatura final.
   Os anabolizantes só devem ser indicados em casos de deficiência nutricional grave, que ocorre em pessoas com AIDS, anemia crônica, má absorção das proteínas, câncer com metástase, deficiência de hormônios androgênicos nos homens e em alguns casos de osteoporose. Além do risco de morte súbita e do mau funcionamento do fígado e dos rins, os anabolizantes prejudicam o crescimento, causam hipertensão, doenças hormonais, alteração da libido e de humor.


Fontes de pesquisas:

                                                    Post:  Nayone Bobsin Souza
                                                    Turma: 201

GHB



O GHB é um poderoso depressor do sistema nervoso central, que o corpo humano produz em pequenas quantidades. Uma versão sintética de GHB foi desenvolvida em 1920.
Em 1960 foi usado como um anestésico e hipnótico em seres humanos na Europa, mas seu uso foi suspenso devido aos efeitos colaterais, especialmente convulsões e vômitos.
 Após ser sintetizado como análogo do ácido gama-aminobutírico, objetivando conseguir uma substância similar, capaz de atravessar a barreira hemato-encefálica, em 1961 foi extensamente pesquisado por Henri Laborit, um investigador francês que pesquisava os efeitos do neurotransmissor inibitório GABA (ácido gama-aminobutírico) no cérebro.
O GHB (gamahidroxibutirato ou ácido gama-hidroxibutírico), nas ruas, também é chamado de Liquid Ecstasy (não é o 3-4 methylenedioxymethamphetamine ou MDMA), grievous bodily harm, G ou Gina, Liquid E, Liquid X, Gib, Cherry Meth, Água de Fogo, Zen ou Liquid Death.
Os análogos de GHB, que incluem GBL (gama butil-lactona), BD (1,4 Butanodiol [1,4-BD]), GHV, e GVL, são drogas que possuem estruturas químicas semelhante ao GHB. Estes análogos produzem efeitos similares àqueles associados com o GHB e são usados como substitutos. Os efeitos do GHB e análogos são os mesmos, sendo ainda mais intensos quando associados ao álcool ou aos inibidores da protease, especialmente ritonavir e saquinavir.
Os efeitos do GHB são semelhantes aos efeitos do ecstasy, mas age mais rapidamente e é mais potente
São comercializados (ilegalmente) na forma de um líquido incolor, com um sabor levemente salgado. Embora seja incomum, também existe o GHB em forma de um pó branco.
Geralmente são ingeridos (via oral). Frequentemente são misturados a bebidas doces como licores.
É principalmente por jovens freqüentadores de raves. Nos estados Unidos os indivíduos de 18 a 25 anos são os que mais abusam do GHB.
                                                                                                                                  
Fontes de pesquisas:



                                              Post: Gabriele Salenave Leal
                                              Turma: 201

Cola de Sapateiro



  A cola de sapateiro é um produto feito à base de diversos solventes orgânicos, como o tolueno. Solventes são substâncias geralmente inflamáveis e facilmente introduzidas no organismo por meio de aspiração, conferindo um efeito depressor do sistema nervoso. 

   Por ter baixo custo e ser facilmente encontrada. Só para se ter uma ideia, em pesquisa realizada em 2002, pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, constatou-se que a cola de sapateiro é a terceira droga mais consumida em nosso país, depois do tabaco e do álcool. 

   Seus efeitos incluem sensações de leveza, excitação e euforia; que tendem a ser acompanhadas por visão dupla, perda de controle, dificuldades para falar e andar, irritação dos olhos e mucosa, e comportamento agressivo e impulsivo. Como os sintomas se iniciam em poucos segundos, o usuário tende a aspirá-la por diversas vezes; fazendo com que o sistema nervoso e organismo em geral sejam agredidos de forma mais rápida. 

   Assim, o indivíduo está sujeito a perda de consciência, convulsões, insuficiência renal, problemas na memória, falta de equilíbrio, paralisia de membros inferiores, problemas pulmonares, depressão respiratória, arritmia cardíaca e até morte súbita. E, quando se encontra em estado de dependência, a falta dessa faz com que essa pessoa tenha comportamento hiperativo e ansioso, alucinações, delírios, calafrios e irritabilidade. 


Fonte de Pesquisa:


http://www.brasilescola.com/drogas/cola-de-sapateiro.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cola_de_sapateiro

Post: Paloma Ilha
Turma: 201

Cafeína




   A cafeína é um composto químico de C8H10N4O2, classificado como alcalóide, pertencente ao grupo das xantinas, além de atuar sobre o sistema nervoso central, aumenta a produção de suco gástrico, decorrente da alteração metabólica ocasionada pela mesma. Devido ao estímulo do sistema nervoso, a cafeína favorece o estado de alerta. 

   A cafeína é a droga mais consumida no mundo e é encontrada em uma grande quantidade de alimentos, como chocolate, café, guaraná, cola, cacau e chá-mate, é possível encontrá-la também em alguns analgésicos e inibidores de apetite. O valor nutricional da cafeína está ligado apenas ao efeito excitante. 

   Em excesso, a cafeína pode ocasionar alguns sintomas como irritabilidade, agitação, ansiedade, dor de cabeça e insônia. 

   A cafeína proporciona alguns efeitos comprovados, como aumento da atenção mental, aumento da concentração, melhoria do humor, diminuição da fadiga. 

   Estudos comprovam que dez gramas, em média, de cafeína é uma dose letal para o homem, e em uma xícara de café são encontrados cem miligramas de cafeína. 

   Apesar de ser utilizada para solucionar problemas cardíacos, ajudar pessoas com depressão nervosa decorrente do uso de álcool, ópio, a cafeína é uma droga que causa dependência física e psicológica, uma vez que para estimular o cérebro utiliza os mesmos mecanismos das anfetaminas, cocaína e heroína. Os efeitos da cafeína são mais leves, porém manipula os mesmos canais do cérebro, uma das razões que pode levar as pessoas ao vício. 



Fonte de Pesquisas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cafe%C3%ADna
http://www.brasilescola.com/drogas/cafeina.htm

Post: Paloma Ilha
Turma: 201